quinta-feira, 30 de março de 2017

ANÁLISE DE SOFTWARE EDUCATIVO - 

Gcompriss







a) Descrição sucinta sobre o que você identificou que o software permite realizar:

O Software permite realizar uma grande quantidade de atividades - jogos - que possibilitam o desenvolvimento motor das crianças, noções lógico-matemáticas, questões ligadas ao inicio da alfabetização e auxilio na concretização dessa ação; podendo, também ser utilizado por pessoas que estão aprendendo a mexer em computadores - na medida que possui atividades de "ligar pontos" e de "um clique" ou "dois cliques" no mouse que ajuda na aprendizagem do manuseio do mouse.

b) Dê sua opinião com argumentos sobre:

- É apropriado para a educação infantil e séries iniciais? Por que?

Acredito que o software possui atividades apropriadas à Educação Infantil por ter atividades de ligar os pontos; bem como, possibilita o começo do reconhecimento de letras e números. 

- Que opções de trabalho ou atividades são possíveis. Relacione pelo menos três.

Com a atividade de reconhecimento das letras é possível trabalhar no processo de alfabetização das crianças; bem como, a introdução do reconhecimento dos números - que ajuda na constituição do raciocínio lógico matemático. Ambas atividades podem ser trabalhados no laboratório de informática pelos alunos e posteriormente levadas à sala de aula para aprofundamento dessas noções - letras / números. 
Além disso, com as atividades de ligar os pontos e formar desenhos, é possível trabalhar a motricidade dos alunos e o reconhecimento da utilização do mouse.


- Faça uma análise, também, quanto às características de recursos oferecidos pelo software, tais como: recursos de menu; som; imagens; cores; botões; controle da interação; mensagens oferecidas pelo software e outros.

O software possui todos os recursos listados abaixo de forma clara e acessível ao universo da criança. O manu está claro, é fácil acessar as opções de jogos. As cores são bem vivas e diferentes - o que facilita a visualização das criança. Ressalto, que senti falta de mensagens oferecidas pelo software; Ex: "siga os passos para realizar..."


- Destaque os pontos positivos e os pontos negativos que você observou.


Pontos positivos: atividades de apropriação das letras e números; forma como o software está disposto - cores, sons, disposição das imagens; facilidade no acesso aos jogos; oferta de atividades para diferentes faixas etárias. 

Pontos negativos: falta de instrução para realizar as atividades.

terça-feira, 28 de março de 2017

Ecologia cognitiva: entendimento do conceito.




Texto produzido em grupo na disciplina de Informática da Educação da Universidade de 
Caxias do Sul - 2017/2 - Acadêmicas: Amanda Curzel, Caroline Piccoli, Cristina Cardoso, Gabriela Triches e Thaís Ramilho. 

O termo ecologia está relacionado com o estudo dos seres vivos e suas interações com o meio ambiente, porém quando acrescentamos a palavra cognitiva à ele, podemos entender como um espaço onde acontecem relações constitutivas que fazem com que o nosso cognitivo individual, institucional e técnico seja definido e redefinido quantas vezes for necessário. Essa teoria foi estudada for Lévy que depois de analisar como a tecnologia e a cultura se desenvolvem, propôs que o pensamento é influenciado diretamente por dispositivos materiais e coletivos sociotécnicos, ou seja, a sociedade é como uma rede de internet, onde cada indivíduo possui acesso individual através de seu próprio computador.
A ecologia cognitiva constitui um espaço de agenciamentos que são conservadas ou geradas como forma de conhecer, de aprender, de pensar, de constituir novas tecnologias e instituições. Assim, a busca por uma nova ecologia cognitiva deve envolver uma outra dinâmica de relações entre sujeitos, objetos e meio ambiente, que propiciem outras formas de perceber e entender os processos de construção do conhecimento. Através das tecnologias digitais encontra-se novas possibilidades de agenciamentos coletivos de socialização, com isso Lévy defende a existência de uma rede simbólica hipertextual entendida a partir do conceito da ecologia cognitiva.
Essa rede hipertextual, nada mais é a interligação de todos os pensamentos em um só lugar, encontrando novas possibilidades de socialização mútua.
A ecologia cognitiva situa-se nas formas coletivas de se produzir conhecimento e de socializar - vendo como produto dessas ações a invenção e construção (objetiva ou subjetiva) ampliando o foco individual para o coletivo.

quinta-feira, 16 de março de 2017

Quando o letramento digital se faz história

Book titled 'TRATOSSAURO!'Read this free book made on StoryJumper